A Casas Bahia entrou no mercado de fintechs. A rede varejista firmou parceria com a norte-americana Airfox para o lançamento conjunto de um app de conta digital, o banQi (Android). Nesta primeira fase, o aplicativo funciona como uma conta de pagamentos. Mas nos próximos meses incluirá um cartão de plástico para débito e crédito, com a bandeira Mastercard. E, depois, vai virar um banco digital com oferta de empréstimos pessoais. O público alvo são os consumidores desbancarizados ou mal atendidos por serviços financeiros, ou seja, principalmente brasileiros das classes D e E. O slogan da sua campanha de lançamento é “banQi, o banco q te banca”.

Interface do banQi

A abertura da conta é feita através do app em poucos minutos por meio de um cadastro de dados pessoais (nome, CPF, endereço etc). Depósitos podem ser feitos em dinheiro nos caixas da Casas Bahia, ou através de boleto bancário, ou de transferências e depósitos em dinheiro em contas do serviço no Banco do Brasil, Itaú, Caixa, Bradesco, Santander e Banrisul (neste caso, é preciso tirar uma foto do comprovante através da câmera do celular, dentro do app). Saques, por sua vez, podem ser feitos também nas lojas da rede varejista ou nos bancos parceiros. Não são cobradas taxas para criação ou manutenção de conta, e nem para as movimentações (saque, depósito e transferências para outras pessoas, a partir do número de telefone delas).

O dinheiro em conta pode ser usado para pagamentos através do app em máquinas da Cielo que geram um QR code, ou em estabelecimentos comerciais que tenham um QR code próprio do banQi para recebimento de pagamentos. Também é possível comprar recarga para celular e créditos para bilhete único pelo app. Em breve será disponibilizada a venda de crédito para Uber e Netflix. E até o carnê da Casas Bahia poderá ser pago digitalmente.

A monetização do banQi vem através da cobrança de uma pequena taxa do lojista por cada pagamento recebido. Para estimular sua utilização, o banQi oferecerá cashback para os usuários.

O cartão de plástico para débito e crédito será disponibilizado no começo de agosto, permitindo compras em quaisquer máquinas de POS.

Empréstimos

O banQi firmará parceria com uma instituição financeira no futuro para atuar como um banco digital, quando poderá incluir uma série de outros serviços, como TED, DOC e empréstimos pessoais. O foco inicial em empréstimos serão os 5 milhões de usuários do carnê da Casas Bahia. A Airfox desenvolveu um sistema com inteligência artificial para medir o risco do empréstimo com base em três fontes de informações: 1) histórico de pagamentos de carnês; 2) histórico de compras usando o banQi; 3) uso cotidiano do celular (apps mais usados, localização etc).

“Usaremos machine learning para cruzar essas informações e criar um modelo dinâmico de crédito. Ainda estamos testando”, explica Victor Santos, fundador e CEO da Airfox.

Victor Santos, CEO da Airfox (Foto: Joe Markaski)

Expansão

O banQi está operando inicialmente com duas lojas da Casas Bahia em São Paulo. Na semana que vem, será expandido para as outras 32 unidades paulistas. E até o final de julho estará integrado às quase 900 unidades em todo o País. As lojas serão “vestidas” para divulgar o banQi.

A parceria com a Casas Bahia, contudo, não é exclusiva. A Airfox pode negociar acordos similares com outros varejos que complementem a cobertura e façam sentido para o seu público, como alguma rede de postos de gasolina, por exemplo.