Apple

O vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, apresentou as novidades do Messages no WWDC. Imagem: reprodução

A Apple apresentou uma remodelação com novas ferramentas em seu aplicativo Messages. Durante a WWDC 2022 nesta segunda-feira, 6, o vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, mostrou três funções do app:

  • Editar uma mensagem enviada recentemente;
  • Cancelar mensagens enviadas;
  • E marcar conversas como ‘não lidas’, de forma a retomar o tema posteriormente.

Além disso, o Messages ganha acesso direto ao SharePlay, a ferramenta de compartilhamento de experiências da Apple. Por exemplo, agora os usuários poderão compartilhar músicas, filmes e séries em uma conversa. Além do Messages, a funcionalidade de compartilhamento está ativa no FaceTime, o app de conversas em vídeo dos usuários Apple.

Mais ferramentas

Outros destaques da Apple em mensageria é o ditado, usado mais de 18 bilhões de vezes por mês e que foi aprimorado. Agora, a ferramenta permitirá que os usuários ditem um texto com o teclado aberto, além de ter pontuação automática e reconhecimento de emoji.

A companhia também avançou com o Live Text. Agora, o usuário pode: pausar um vídeo e interagir com um texto; converter moeda e traduzir texto; pegar um objeto de uma imagem e enviar por apps de mensageria.

No e-mail, os usuários poderão agendar envio de mensagens. Além disso, o aplicativo alerta o usuário caso ele tenha esquecido de adicionar uma parte da mensagem, como um documento. E a busca fica mais rica e ampla podendo encontrar e-mail, contatos, documentos e links.

Disponibilidade

Essas novidades estão disponíveis a partir do iOS 16, o novo sistema operacional móvel da Apple que chega em versão para desenvolvedores nesta segunda-feira, 6, e terá lançamento beta a cada mês, até o seu lançamento oficial para o grande público, antes do final do ano.