Apple Pay later

Buy Now, Pay Later na carteira da Apple (reprodução: Apple/WWDC 2022)

A Apple lançou nesta segunda-feira, 6, a sua opção de ‘compre agora e pague depois’ (Buy Now, Pay Later ou BNPL, no original em inglês). Batizado de Apple Pay Later, a opção de pagamento fica dentro da carteira digital da empresa e permitirá compras parceladas, seja no checkout de compras online ou in-app.

Inicialmente apenas nos Estados Unidos, o crediário eletrônico da empresa tem opção de parcelamento de compras em até quatro vezes. A rede de pagamento usada no sistema é da Mastercard.

Outra novidade da carteira apresentada durante a WWDC 2022 nesta segunda-feira é o rastreio de pacotes comprados via Apple Pay, o Apple Pay Order Tracking. Dentro da carteira, o usuário pode ver o recibo da compra e acompanhar as informações de entrega.

A fabricante de iPhones também avançou em identidade digital e chave digital via carteira. Em ID, o usuário norte-americano poderá informar apenas os dados necessários para fazer uma transação, como sua idade legal (acima de 21 anos nos EUA). Além disso, o usuário pode revisar o consentimento de compartilhamento de informação usando o Face ID ou Touch ID. E poderá compartilhar chaves digitais via aplicativos de mensageria, como o Messages, Mail e WhatsApp.

Essas novidades farão parte do iOS 16, o novo sistema operacional móvel da Apple que chega em versão para desenvolvedores nesta segunda-feira e terá atualizações beta a cada mês até o seu lançamento oficial para o grande público, antes do final do ano.