Neymar, a maior celebridade do futebol brasileiro da atualidade, agora virou estrela de um jogo para smartphones nas plataformas Android e iOS. O "Neymar Game", como foi batizado, é um jogo de embaixadinhas, em que o usuário controla o craque "em carne e osso", ou quase isso: em vez de um desenho do Neymar, é usada uma animação com fotos reais do jogador. "Passamos 1h30 gravando o Neymar fazendo embaixadinhas em um estúdio. Na animação, usamos 17 imagens por segundo. O resultado ficou bastante real", conta José Ricardo Mannis, diretor de marketing da Insane Games, desenvolvedora responsável pelo projeto. É possível tocar na bola com cinco partes diferentes do corpo do jogador: pernas direita e esquerda, coxas direita e esquerda e cabeça. Quanto mais tempo com a bola no ar, mais pontos.

O jogo está disponível na App Store e na Google Play desde a madrugada desta sexta-feira, 6, ao preço de R$ 2. Além da venda do game, a Insane pretende explorar merchandising dentro do software em atualizações futuras. Há espaço para botar logomarcas na camisa do jogador, no placar de pontos ou na placa publicitária que aparece no campo. Toda a receita é dividida entre a desenvolvedora e o jogador, em percentuais não revelados. "Surpreendemos com a proposta e o Neymar gostou da ideia", diz Mannis.

Análise

Aos poucos, as celebridades brasileiras começam a descobrir a oportunidade de receita com jogos e aplicativos móveis. Um dos primeiros cases conhecidos foi o do comediante Danilo Gentili, que emprestou sua imagem para o game "O mundo Vs Danilo Gentili", disponível para iPhone e iPad. Antes da era dos smartphones, houve também um jogo de embaixadinhas do Ronaldinho Gaúcho, desenvolvido em Java. A tendência é que outras celebridades nacionais trilhem o mesmo caminho, aproveitando a vasta comunidade de desenvolvedores presente no País e o fato de o Brasil estar entre os dez países com maior crescimento de faturamento na App Store.

ATUALIZAÇÂO: Leia a resenha sobre o jogo, na seção TAPP! do Mobile Time.