Riocard; NFC

Validador da Riocard que aceita pagamento sem contato. Foto: divulgação

A Riocard, empresa que disponibiliza os meios de pagamentos dos transportes públicos do Estado do Rio de Janeiro, lança o aplicativo Cartão Digital + Valida Mais (Android), que permite o pagamento de passagens por meio da tecnologia NFC. No app, é possível criar um cartão digital, fazer recargas e validá-las, acompanhar saldo em tempo real e recarregar outros dispositivos. O pagamento pode ser realizado com cartões de débito e crédito ou via Pix. A novidade chega depois de cerca de um ano que a empresa disponibilizou o pagamento por meio de pulseiras e chaveiro.

O meio está disponível em alguns validadores em ônibus de linhas municipais e intermunicipais, trens, metrô, barcas, vans legalizadas e sistema BRT. A ideia é modernizar para que a empresa expanda a tecnologia de pagamento por aproximação para todos os equipamentos. A Riocard Mais disponibiliza um site para consulta das empresas de ônibus e estações de metrô, trem, vans, barcas e BRT que contam com validadores com leitor NFC

Para usar o Cartão Digital + Valida Mais, o usuário deve baixar o app, preencher o cadastro com o auxílio do assistente virtual da Riocard Mais, o Tomais, e aceitar que o aplicativo tenha acesso a fotos, mídia e arquivos do dispositivo. Vale lembrar que a função NFC deve estar ativada no celular antes de usar o cartão virtual.