Os cariocas estão começando a trocar a versão física do cartão de transporte Riocard pela sua versão digital, dentro do app Riocard Mais (Android, iOS), usando o smartphone para validar sua passagem nos ônibus habilitados a trabalhar com essa tecnologia. Em maio, foram feitas 1,5 milhão de viagens com o cartão digital, quase 20 vezes mais do que o volume mensal que havia no começo de 2022, quando eram registradas 80 mil viagens. Porém, ainda é uma quantidade pequena frente aos 150 milhões de viagens processadas por mês pela companhia no estado do Rio de Janeiro considerando todos os modais de transporte.

Para usar o cartão digital, é necessário que o ônibus conte com um validador online. Os veículos equipados estão identificados por um adesivo especial. A informação também consta no aplicativo Moovit (Android, iOS), que monitora o deslocamento dos ônibus em tempo real.

App novo e recarga digital

No começo do ano, a Riocard reformulou seu app, que agora serve tanto para recargas quanto como cartão digital. A nova versão do app tem hoje 1,5 milhão de usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) e registra 1,7 milhão de recargas por mês.

A empresa vem se esforçando para aumentar a participação de canais digitais na venda de recargas. Atualmente, a Riocard processa 6,4 milhões de recargas por mês, sendo aproximadamente metade em canais físicos (ATMs, lojas próprias, POS) e metade em canais digitais (site, app, bot no WhatsApp). No começo de 2021, os canais digitais respondiam por apenas 18% das recargas.

“O custo do canal fisico é alto. Precisamos de técnicos para consertar os ATMs, trocar telas etc”, explica Cassiano Rusycki, CEO da Riocard, em conversa com Mobile Time.

A empresa agora negocia levar sua solução de bilhetagem eletrônica para cidades em outros estados do País. Neste caso, a oferta será white label e o app pode ser customizado com o nome e o layout do cliente.