Entrou no ar nesta quarta-feira, 6, a nova versão do Foursquare para Android e iOS. Conforme adiantado pela empresa, o app deixou de ser uma rede social de check-ins para se tornar um aplicativo de recomendações personalizadas e geocontextualizadas. A proposta é aprender cada vez mais sobre os gostos de cada usuário de maneira a fornecer-lhe dicas de locais próximos que lhe agradem. O aprimoramento das recomendações agrega mais valor tanto para o usuário quanto para o anunciante. Toda a parte de check-in foi transferida para outro app, o Swarm.

Logo na abertura, o novo Foursquare pede para o usuário marcar palavras-chave de coisas que gosta, para auxiliá-lo nas recomendações. Para quem já usava a rede social, ele apresenta uma lista com base no seu histórico de uso.

São três tipos de dicas (ótimos lugares por perto; coisas das quais você gosta por perto; e locais recomendados por pessoas que você segue) para nove tipos de propósitos (café da manhã, almoço, café, jantar, sobremesa, vida noturna, compras, diversão e atrações). É possível refinar os resultados apresentados por distância, preço, horário e características como inauguração recente ou presença de estacionamento privado. Além disso, toda a interface foi modificada, junto com a logomarca do app.

A nova versão ainda não está disponível para Windows Phone, assim como o app de check-in Swarm.