Donald Trump anunciou que empresas que desenvolverem seus semicondutores nos Estados Unidos não serão taxados. Porém, os chips importados que não forem concebidos no país serão “taxados em aproximadamente 100%”, informou o presidente dos EUA durante o anúncio do aumento em US$ 100 bilhões de investimentos que a Apple fará no país para levar toda a produção de seus dispositivos para dentro do país – totalizando agora US$ 600 bilhões.
“A boa notícia para empresas como a Apple é que, se você está construindo nos Estados Unidos, não haverá cobranças. Muitas empresas estão vindo para os EUA por causa disso”, disse Trump. “Em outras palavras, vamos colocar uma tarifa de aproximadamente 100% em chips e semicondutores, mas se você constrói nos Estados Unidos, não será cobrado. Quero que todos saibam. Nem contei isso para você e discutir o conceito”, reforçou, olhando para Cook.
Vale dizer que na última terça-feira, 5, o presidente havia dito que anunciaria em uma semana um tarifaço linear para semicondutores e fármacos.
“É um grande anúncio e acredito que muitas empresas de chips voltarão para casa. E estão voltando rápido. Começamos com Intel”, comentou Trump.