Qualcomm Festivel CV2X - China

Qualcomm e participantes do festival C-V2X Cross-Industry & Large Scale Pilot Plugfest na China

A Qualcomm anunciou nesta quinta-feira, 29, uma parceria de colaboração com 100 empresas chinesas dos setores automobilístico e de tecnologia para testar e criar um ecossistema de carro conectado a tudo (CV2X) interoperável.

A primeira amostra desse ecossistema foi na edição 2020 do festival C-V2X Cross-Industry & Large Scale Pilot Plugfest da China, em uma prova de larga escala. Para isso foram usados carros com unidade onboard (OBU ou onboard unit, em inglês) munidas do chipset Qualcomm 9150 CV2X que permite a conexão com outros veículos e estrutura viária por meio de 4G ou 5G.

Entre os casos de interoperabilidade testados estavam: sinalização da estrada dentro do veículo; informação push do semáforo; perigo de colisão; aviso de desvio emergência de veículo; alerta de velocidade acima do normal; advertência de ponto cego; e alerta de congestionamento no caminho traçado no mapa.

Ao todo, o projeto conta com mais de 40 fabricantes de terminais, 40 fabricantes de carros, 20 empresas de segurança da informação, mais de dez fabricantes de chipsets, cinco provedores de mapa e cinco fornecedores de serviço de posicionamento.