O Telegram (Android, iOS) registrou um crescimento de 530% em instalações de apps globais na última segunda-feira, 4, comparado com o dia anterior, um movimento que aconteceu em decorrência das buscas dos usuários por alternativas para trocar mensagens depois da falha que deixou o WhatsApp e outros apps do Facebook fora do ar por mais de seis horas.

Os dados foram divulgados pela Sensor Tower nesta quarta-feira, 6, em complemento à prévia enviada para Mobile Time na terça-feira, 5, sobre o aumento do tempo médio dos usuários do Facebook em outros apps rivais. Na mesma segunda-feira, o Telegram anunciou que ganhou em um dia 70 milhões de usuários por conta do apagão do rival.

Além do mensageiro russo, a Sensor Tower citou outros dois apps de mensageria que tiveram alta em instalações: Viber com incremento de 630%; e o Signal cresceu 12 vezes (1.090%) na comparação dia a dia.

Outros dados

Na publicação desta quarta-feira, a companhia de análise do mercado de apps revela que o tempo médio de uso dos apps rivais do WhatsApp subiu 23%, na comparação entre as semanas de 27 de setembro e 4 de outubro. Diz ainda que, no acumulado histórico desde janeiro de 2014, o WhatsApp é o líder do segmento de mensageria com 6 bilhões de instalações, Telegram tem 1 bilhão e Signal possui 113 milhões.