Telegram

No dia em que o WhatsApp parou, na segunda-feira, 4, o Telegram (Android, iOS) registrou recorde com 70 milhões novos usuários, comunicou o CEO da empresa, Pavel Durov. E, em uma prévia exclusiva enviada por Sensor Tower para Mobile Time, o app não estava na lista dos aplicativos gratuitos mais baixados para iPhone no domingo, 3, mas a falha do Facebook colocou o aplicativo de mensageria russo entre o mais baixado em 40 países.

A empresa de análise do mercado mobile aponta ainda que o Telegram obteve um crescimento de 18% no tempo médio gasto por usuário Android, na comparação entre a semana de 27 de setembro com a de 4 de outubro. Esse dado tem como base uma amostra randomizada com 100 mil usuários que a companhia analisa diariamente.

Em contrapartida, os aplicativos do Facebook tiveram uma queda no tempo de uso, também na comparação com o mesmo período: Instagram recuou 28%; WhatsApp caiu 25%; Facebook 24%; e Messenger 20%.

Durov comunicou a entrada em apenas um dia de 70 milhões de “refugiados”, como chamou os usuários vindos do WhatsApp: “Estou orgulhoso como o nosso time lidou com o crescimento sem precedentes porque o Telegram continuou funcionando sem falhas com a vasta maioria de nossos usuários”, escreveu em seu canal.

No entanto, Durov admitiu que o app registrou instabilidade em algumas regiões. “Dito isso, alguns usuários das Américas podem ter experimentado uma lentidão maior do que a usual enquanto milhões de usuários do continente se apressaram para fazer o sign up no Telegram”, completou.

O executivo finalizou a mensagem dando boas-vindas aos novatos e dizendo que a plataforma não vai falhar com eles “como outras falharão”.

De acordo com o site DownDetector e postagens no Twitter, o Telegram registrou reclamações de instabilidade no acesso. Segundo a plataforma que analisa o status de serviços e página na web, o app registrou pico de 1,1 mil reclamações, sendo 47% com o app mobile, 29% envio de mensagens e 24% de conexão com o servidor.

Não à toa, a Infobip registrou um crescimento de quatro vezes no volume de interações via Telegram com a queda do WhatsApp.

Outros apps

A Sensor Tower revelou que outro app de mensageria teve um crescimento de tempo médio do usuário Android puxado pela falha no Facebook. O Signal (Android, iOS) registrou um alta de 15%. No iOS, o app de mensageria não estava entre os baixados da App Store em nenhum mercado, mas entrou na lista dos dez mais instalados em 35 mercados e chegou ao topo na Polônia.

Outros rivais do Facebook foram destaque em aumento do tempo médio gasto dentro do app: Snapchat (23%), Twitter (11%) e TikTok (2%).