Ilustração: Cecília Marins

A fim de ofertar Internet das Coisas (IoT) por meio da rede neutra LoRaWAN no Brasil, a American Tower, companhia global em infraestrutura para telecomunicações, firmou parceria com a Algar Telecom. Por meio do acesso ao ecossistema e à rede, empresas poderão desenvolver novas soluções e expandir o ambiente de negócios de IoT.

Segundo o vice-presidente da Algar Telecom, Osvaldo Carrijo, o objetivo é desenvolver projetos customizados para grandes organizações ou órgãos públicos que precisam monitorar sistemas. O serviço será desenvolvido a partir das necessidades de cada projeto, oferecendo solução de ponta a ponta. Isso envolve desde a instalação de sensores até a entrega de relatórios e dashboards de inteligência de dados.

A rede LoRaWAN, da American Tower, está em funcionamento no Brasil desde outubro de 2018. Ela possibilita a conexão de mais de 5 milhões de dispositivos para serviços de cidades conectadas, como medição de água, gás e energia, monitoramento climático, sensoriamento de enchentes, iluminação pública, entre outros.

LoRaWAN

A LoRaWAN é uma tecnologia de comunicação sem fio por meio de radiofrequência, capaz de conectar distâncias médias de 15 quilômetros, com diversas aplicações para monitoramento de sistemas. Um exemplo seriam os postes de iluminação pública. Com o uso da rede, é possível identificar automaticamente quando uma lâmpada queima, pois cada uma teria um sensor, enviando alerta para uma central de informações, por exemplo.

Soluções de IoT por meio da rede também permitem a medição inteligente de água, gás e eletricidade, coletando informações dos medidores remotamente. Além disso, é possível fazer análise dos dados, integrando-os com os sistemas e processos internos.