A proliferação de serviços digitais que exigem senhas alfanuméricas em seu processo de autenticação representa um desafio para a memória de qualquer pessoa. Por conta disso, 61% dos internautas brasileiros admitem que repetem senhas em serviços digitais diferentes. Nesse mesmo universo, 67% dizem utilizar até cinco senhas diferentes; 21%, de cinco a dez; 5%, mais de dez; e 7% perderam a conta. Os dados fazem parte de uma nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de senhas e biometria no smartphone, cujo relatório final será divulgado durante o Mobi-ID, seminário sobre identificação e autenticação digitais que acontecerá no dia 26 de novembro, no WTC, em São Paulo.

E como os brasileiros gerenciam suas senhas? 75% afirmam que memorizam suas senhas; 21% anotam em papel; 13% guardam em arquivos digitais; enquanto apenas 8% usam algum serviço de gerenciamento de senhas. Nessa questão era permitido dar mais de uma resposta. O grupo mais jovem, de 16 a 29 anos, é o que mais confia na própria memória (78%). E o grupo mais velho, com mais de 50 anos, é o que mais utiliza anotação em papel para guardar as senhas (28%).

58% afirmam que trocam as senhas espontaneamente de tempos em tempos para aumentar a segurança. Por outro lado, 25% admitem que usam datas de nascimento e/ou nomes de familiares na composição de suas senhas.

Foram entrevistados no fim de outubro 2.055 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais.

Mobi-ID

O seminário Mobi-ID reunirá diversos especialistas para discutirem temas como o fim das senhas, identidade autossoberana, autenticação comportamental, desmaterialização dos documentos oficiais, e diferentes técnicas de biometria, como reconhecimento facial, leitura de digital e escaneamento da palma da mão. Estão confirmados entre os palestrantes o CSO da Vivo, Ruben Longobuco; o diretor de cibersegurança para o sul da América Latina da Microsoft, Nycholas Szucko; a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães; a CEO da Trigg, Marcela Miranda; o gerente executivo de TI do Banco do Brasil Igor Régis Simões; e o gerente de inovação e pesquisa do Bradesco, Paulo Correia; dentre outros.

O evento acontecerá no dia 26 de novembro, no WTC, em São Paulo. A agenda completa e mais informações estão disponíveis no site www.mobi-id.com.br, ou pelo email eventos@mobiletime.com.br; ou pelo telefone 11-3138-4619.