A Huawei anunciou a criação do Huawei Mobile Services (HMS), uma plataforma global aberta que incorpora os recursos de chip, dispositivo e nuvem da empresa chinesa e integra um conjunto de serviços principais da HMS (HMS Core), ferramentas e plataformas para desenvolvimento e testes de IDE, além de aplicativos como o AppGallery e o browser, que em breve estarão disponíveis para a América Latina. O ecossistema de Internet móvel inteligente HMS, que deriva dos Huawei Device Cloud Services, é formado por recursos-chave como aplicativos e serviços proprietários da Huawei e aplicativos de terceiros.

Atualmente, segundo a empresa, há mais de 20 milhões de usuários do Huawei ID na América Latina, ou seja, habilitados a acessar a AppGallery. Por isso, a ideia é que a comunidade de desenvolvedores de apps da região, uma vez integrada à plataforma HMS, faça parte do grupo global de mais de 1,01 milhão de desenvolvedores registrados da Huawei e, com isso, aumente o alcance para até 270 milhões de usuários ativos mensais em mais de 350 milhões de telefones em todo o mundo.

O anúncio do HMS aconteceu durante Huawei Developer Day Mexico 2019, na última terça-feira, 6, e reforça o movimento que a empresa está fazendo para incentivar a comunidade de desenvolvedores a criar aplicativos para seus dispositivos móveis, uma vez que a empresa está ameaçada de não poder mais usar os apps do Google por conta do embargo dos Estados Unidos.

Do outro lado do Atlântico, em Lisboa, durante a palestra de abertura do Web Summit, Guo Ping, presidente rotativo da Huawei, incentivou a comunidade de desenvolvedores a explorar ao máximo o potencial da rede 5G e as combinações possíveis com inteligência artificial, big data, realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR).

Naquele momento, a empresa lançou duas iniciativas: o Huawei Developer Program 2.0 e o programa “Shining-Star”. A Huawei investirá US$ 1,5 bilhão no primeiro projeto para incluir 5 milhões de desenvolvedores e US$ 1 bilhão no segundo, para atrair uma gama mais ampla de aplicativos de alta qualidade ao ecossistema do HMS.