O Facebook (Android, iOS) confirmou que tomará ações para combater o deep fake, prática na qual é usada a tecnologia de deep learning para alterar vídeos. Em publicação feita no site da companhia nesta terça-feira, 7, Monika Bikert, vice-presidente global de gerenciamento de políticas da mídia social, escreveu que removerá vídeos manipulados que tragam conteúdo enganoso.

“Embora esses vídeos sejam raros na Internet, eles apresentam um desafio significativo para nossa indústria e sociedade, à medida que seu uso cresce”, afirmou Bikert. “Nossa abordagem tem diversos componentes de investigação, de conteúdo gerado por IA e comportamentos enganoso, como contas falsas”.

De acordo com o Facebook, a companhia engajou-se em conversas com mais de 50 especialistas ao longo de 2019 para definir a política de combate ao deep fake. Nas regras da rede social serão bloqueadas as imagens que forem editadas ou sintetizadas com intuito de enganar o usuário; e vídeos que usam IA para substituir ou impor um conteúdo que não é verdadeiro.

Estarão livres de eventuais bloqueios vídeos cômicos ou editados apenas para omitir ou alterar a ordem das palavras. Ainda assim, haverá apoio de 50 entidades de checagem de fatos em mais de 40 idiomas, para revisar conteúdos suspeitos.

A iniciativa surge no ano da eleição presidencial dos Estados Unidos. Vale lembrar que o Facebook enfrentou multas e críticas no caso da Cambridge Analytica, que usou o app ThisIsYourDigitalLife para captar dados de mais de 87 milhões de usuários da rede social e usar marketing direcionado para influenciar os eleitores a votarem no então candidato Donald Trump na eleição de 2016.