Katie Pierozzi, CEO da Mambo Wi-Fi

[Atualizado às 17h45 do dia 08/01/2021] Após colaborar para conectar 550 mil usuários em 800 pontos da rede pública de Wi-Fi na cidade de São Paulo em 2020, a Mambo Wifi pretende trazer o retorno do investimento (ROI, na sigla em inglês) para seus parceiros em 2021: a administração municipal e as operadoras Americanet e Surf Telecom. Em conversa recente com Mobile Time, Katie Pierozzi, CEO da companhia, explicou que a rede pública passa do momento de expansão da rede para começar a captar lucros.

“Agora estamos na fase de monetização das redes. Importante dizer que 500 mil usuários na pandemia é um volume muito alto para o ano atípico”, disse a executiva. “A parte de instalação da Surf (Telecom) ainda está em desenvolvimento. Da Americanet, todos os pontos obrigatórios estão instalados. Agora é o momento de conseguir um retorno do investimento”, completou Pierozzi.

Entenda

Criada em março de 2016, a Mambo Wi-Fi surgiu primeiro com oferta de rede pública em parceira com outras operadoras. Mas este modelo não estava maduro, como explicou a CEO. Após o primeiro ano de operação, a companhia precisou mudar seu business model para gestão de marketing Wi-Fi por SaaS.

Em 2018, a Mambo entrou em contato com a Americanet para oferecer o captive portal (portal de acesso) ao projeto do Wi-Fi Livre SP, mas a empresa possuía contrato com o Google Station na época. Com a saída do Google do projeto em 2019, a Mambo entrou no ano seguinte.

ROI

Inicialmente, a forma para retorno de investimento no captive portal da Mambo é a oferta de espaço publicitário para empresas com campanhas por ação (CPA, na sigla em inglês). Ou seja, o usuário precisa clicar em um banner, assistir um vídeo curto (até 15 segundos) ou baixar um aplicativo para acessar a rede pública da capital paulista.

“Não disputamos com conteúdo ou outro anunciante. Temos o diferencial da captação de dados (com opt-in), da retenção e da geolocalização. E temos uma precificação diferente do custo por mil (CPM) de um Google ou de programática”, diz Alexandre Cunha, head de marketing e monetização na Mambo WiFi.

Ainda há uma outra opção de retorno de investimento: a pesquisa com a população. Contudo, apenas a prefeitura de SP pode usar este serviço com o cidadão. Pierozzi explicou que uma primeira pesquisa foi feita em 2020: “Uma parte desse retorno sobre o investimento foi feito com a prefeitura de São Paulo. Fizemos uma pesquisa com os usuários. Tivemos 5 mil a 7 mil respostas sobre uso do Wi-Fi e sobre a vida do cidadão”, revelou a executiva.

Futuro

Com a rede dando retorno, a CEO da Mambo Wi-Fi espera atrair mais prefeituras e operadoras como clientes: “Tem o ambiente de cidades inteligentes que podemos atuar ou prefeituras que ganharam licitação e nos procuraram. Mas para a gente fechar esse case de São Paulo precisamos fazer o retorno de investimento com monetização”.

Além da prefeitura de São Paulo, a companhia de gestão de marketing Wi-Fi tem clientes no setor corporativo, como Linktel, Salvador Shopping, EletroMidia (na Central do Brasil – RJ), Supermercados SuperBeal, Teresópolis Shopping e Complexo Hospitalar Uberlândia.