NEC

Leandro Galante é head de 5G e mobile da NEC no Brasil. Foto: divulgação

As empresas japonesas NEC e Furukawa Electric integraram dois de seus produtos para oferecer uma solução de rede LTE privada usando a faixa 250 MHz. Composto pelo Core NEC 4G da primeira, com a base em nuvem e a rede de acesso por rádio da segunda, a plataforma estava em fase de testes de interoperabilidade e os resultados foram bem-sucedidos. Assim, a solução fim a fim passa a ficar disponível ao mercado. Vale dizer que a integração dos serviços oferecidos pelas duas empresas japonesas aconteceu no Brasil, inclusive os testes.

A solução de rede privada busca atender casos de comunicação máquina-a-máquina (M2M, na sigla em inglês) para cobertura de grandes áreas, em especial para as verticais de agronegócio e utilities, mas com a possibilidade de ser usada também em smart cities.

“A vantagem da nossa solução é que a empresa pode ter sua rede privada. Ela consegue definir onde é importante investir, qual cobertura, suas prioridades (quando, onde e por quê). Ela tem um controle maior do que está acontecendo”, explica Leandro Galante, head de 5G e mobile da NEC no Brasil, em conversa com Mobile Time.

Sobre a escolha da faixa usada, Galante explica que se trata de uma frequência baixa e, por isso, de longo alcance, podendo chegar, em teoria, a 100 quilômetros de distância. A ideia é que equipamentos de telemetria estejam conectados à rede, assim como celulares, por exemplo.

Como modelo de negócios, as empresas optaram pelo SaaS, recebendo uma porcentagem do valor acordado. E o foco são grandes companhias ou cooperativas (no caso do agronegócio).

No momento, NEC e Furukawa Electric não possuem parceria com empresas de telecomunicações, mas já pensam em opções para a instalação de torres. “Temos algumas opções: utilização de empresas de torre (sharing), às vezes existentes no cliente para outros fins, ou a construção da infraestrutura”, diz.

A expectativa é de que ao menos uma empresa rode a rede privada na plataforma de NEC e Furukawa ainda este ano. “Já estamos em conversa com algumas”, afirma Galante.

Fórum de Operadoras Inovadoras

O desenvolvimento do mercado de redes móveis privadas no Brasil será tema de um painel de debates na 5ª edição do Fórum de Operadoras Inovadoras, evento organizado por Mobile Time e Teletime que acontecerá nos dias 5 e 6 de abril no WTC, em São Paulo. Para mais informações, acesse www.operadorasinovadoras.com.br.