14

Ilustração: La Mandarina Dibujos

A Microsoft anunciou nesta terça-feira, 7, uma nova versão de seu mecanismo de busca Bing, alimentado por uma atualização da mesma tecnologia de IA que sustenta o ChatGPT. A empresa está lançando o produto junto com novos recursos aprimorados por inteligência artificial para seu navegador Edge, prometendo que os dois fornecerão uma nova experiência para navegar na web e encontrar informações online.

“A IA mudará fundamentalmente todas as categorias de software, começando com a maior categoria de todas – a pesquisa”, disse Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft.

De acordo com a própria Microsoft, existem 10 bilhões de consultas de pesquisa por dia, mas a empresa estima que metade delas fica sem resposta. Isso ocorre porque as pessoas estão usando a pesquisa para fazer coisas para as quais ela não foi projetada originalmente.

Em encontro com a imprensa nesta terça-feira, 7, nos Estados Unidos, a Microsoft fez uma série de demonstrações com o Bing, como: consulta de receitas; dicas de viagem; e compras de móveis da loja Ikea. Em uma demonstração descrita no site The Verge, o Bing foi solicitado a “criar um itinerário para cada dia de uma viagem de cinco dias à Cidade do México”. A pergunta foi respondida inteiramente pelo chatbot, que descreveu um itinerário aproximado ao lado de links para fontes de mais informações.

A Microsoft diz que esses recursos são todos alimentados por uma versão atualizada do GPT 3.5, o modelo de linguagem de inteligência artificial da OpenAI que alimenta o ChatGPT. A Microsoft chama isso de “Modelo Prometheus” e diz que é mais poderoso que o GPT 3.5 e mais capaz de responder a consultas de pesquisa com informações atualizadas e respostas anotadas.

Seguem algumas mudanças para o Bing e o browser Edge:

Pesquisa: o novo Bing fornece resultados mais relevantes para itens simples, como placares esportivos, preços de ações e clima, junto com uma nova barra lateral que mostra respostas mais abrangentes.

Respostas completas: o Bing analisa os resultados de toda a web para encontrar e resumir a resposta daquilo que se procura. Um exemplo dado pela Microsoft é obter instruções detalhadas sobre como substituir ovos por outro ingrediente em um bolo que está assando naquele momento, sem percorrer vários resultados.

Bate-papo com a IA: para pesquisas mais complexas – como planejar um itinerário de viagem detalhado ou pesquisar qual TV comprar – o novo Bing oferece um novo bate-papo interativo. A experiência de bate-papo permite que a pessoa usuária refine sua pesquisa até obter a resposta completa daquilo que procura.

Criatividade: o novo Bing pode gerar conteúdo para ajudar o usuário. A ferramenta é capaz de auxiliar a pessoa escrevendo o texto de um e-mail, criando um itinerário de viagem com links para reservas e preparando a pessoa para uma entrevista de emprego. A ferramenta de busca da Microsoft cita todas as suas fontes.

Microsoft Edge: O navegador está com novos recursos de IA e um novo visual, além de duas novas funcionalidades: bate-papo e redação. Com o Edge Sidebar, é possível pedir que a ferramenta faça um resumo de um longo relatório, de modo a obter as principais informações e, em seguida, usar a função de bate-papo para solicitar uma comparação com outro texto. A ferramenta Chat permite que os usuários resumam a página da web ou documento que estão vendo e façam perguntas sobre seu conteúdo, enquanto redação (compose, em inglês) atua como um assistente de redação; ajudando a gerar texto de e-mails a postagens de mídia social, com base em alguns prompts iniciais.

Correndo atrás

O anúncio do novo Bing ocorre em meio a uma onda de atividades de inteligência artificial da Microsoft e do rival Google, que lançou seu chatbot de IA Bard. Desde que o ChatGPT foi lançado na web, em novembro passado, o interesse na geração de texto por meio de IA explodiu. A Microsoft, que tem uma parceria próxima com a OpenAI, criadora do ChatGPT, está buscando capitalizar essa empolgação e já anunciou como essa tecnologia será integrada em seu conjunto de softwares de escritório.