Ilustração: La Mandarina Dibujos

A Microsoft anunciou o terceiro investimento na OpenAI nesta segunda-feira, 23. O acordo segue os mesmos moldes daqueles já feitos em 2019 e 2021 e estende a parceria em supercomputação e pesquisa em inteligência artificial. A parceria não impede que as empresas comercializem de forma independente as tecnologias de IA resultantes dos estudos. De acordo com as empresas, trata-se de um acordo “multibilionário”. O valor exato não foi divulgado.

De toda maneira, a renovação da parceria chega no momento em que circulam rumores de que a Microsoft investiria US$ 10 bilhões na plataforma. Mas também a notícia surge dias depois em que a companhia comandada por Satya Nadella anunciou a demissão de 10 mil funcionários.

Mesmo com a renovação da parceria e de investimentos, a OpenAI continua sendo uma empresa independente.

O acordo permeia basicamente três esferas:

– supercomputação em escala: Microsoft vai aumentar seus investimentos no desenvolvimento e na implantação de sistemas de supercomputação especializados de modo a acelerar pesquisas em IA da OpenAI;

– novas experiências baseadas em inteligência artificial: a Microsoft implantará os modelos da OpenAI em seus produtos para consumidores e empresas e introduzirá novas categorias de experiências digitais baseadas na tecnologia da OpenAI. Isso inclui o Azure OpenAI Service, da Microsoft, que capacita os desenvolvedores a criar aplicativos de IA de ponta por meio de acesso direto a modelos OpenAI apoiados pelos recursos do Azure e infraestrutura e ferramentas otimizadas para IA.

– provedor de nuvem exclusivo: como provedor de nuvem exclusivo da OpenAI, o Azure alimentará todas as cargas de trabalho da OpenAI em pesquisas, produtos e serviços de API.

Fizemos uma parceria com a Microsoft para implantar nossa tecnologia por meio de nossa API e do Azure OpenAI Service, permitindo que empresas e desenvolvedores criem com base em GPT, DALL·E e Codex. Também trabalhamos juntos para incorporar a tecnologia da OpenAI em aplicativos como o GitHub Copilot e o Microsoft Designer”, escreveu a OpenAI em seu site sobre o novo acordo.