Um dos empecilhos à popularização do novo iPad no Brasil será o fato de o país ainda não ter redes 4G em operação, aponta Luciano Crippa, analista do IDC Brasil. “Com certeza, isso é algo que diminui o interesse do consumidor brasileiro pelo produto. Se já houvesse 4G no país, seria um dos diferenciais: o usuário que já possui o iPad 2 faria o upgrade do produto”, avalia.

Ainda não há uma data oficial para chegada do novo iPad no Brasil, mas Crippa projeta que tardará entre dois e três meses. “É dificil prever algo nesse sentido, a Apple tradicionalmente não divulga cronograma para o mercado brasileiro, e desta vez não foi diferente. Foram divulgadas duas listas de lançamento, e o Brasil ainda não consta em nenhuma delas. A avaliação da IDC é de que o lançamento nacional vai depender de algumas variáveis: se o aparelho será fabricado aqui ou não, se está vendendo bem lá fora, se ainda há grandes estoques do iPad 2 no Brasil etc.

Crippa não descarta a fabricação local do novo tablet, embora veja como mais provável, a curto prazo, a produção do iPad 2, cujo preço deve baixar no País. “Não é impossivel, mas é mais provável que eles comecem com a produçao do iPad 2. Entretanto, em termos técnicos, quase tudo o que eles fabricarão para a versão antiga pode ser aproveitado na nova”, diz o analista.