Após mais de quatro meses de atraso, a Apple iniciou, nesta sexta-feira, 20, as vendas do Novo iPad na China.Ao contrário do observado em outras ocasiões, contudo, o lançamento não mobilizou multidões ou causou confusão em frente às lojas da Apple, em parte devido a um sistema de reserva por sorteio empregado pela empresa para organizar as vendas: os compradores tinham que cadastrar seus RGs para participar de uma loteria que daria a chance de comprar o device. A solução parece ter dado resultado, evitando os problemas registrados em lançamentos anteriores da fabricante. Tanto na Apple Store de Pequim quanto nas outras lojas da empresa espalhadas pelo país, apenas pequenas filas foram registradas.

Outro fator que pode ter reduzido a comoção em torno do Novo iPad é o lançamento prévio do tablet em Hong Kong. Ao contrário do ocorrido na China continental, as vendas do device em Hong Kong se iniciaram em março, simultaneamente ao lançamento mundial do aparelho.

O Novo iPad será vendido na China a preços que variam entre US$ 499 (modelo de 16 Gb e conexão Wi-Fi) e US$ 829 (modelo de 64 GB e conexão 4G). Assim como em outros mercados, o lançamento do novo modelo implicará na redução dos preços do iPad 2, que passará a ser vendido  a US$ 399 (modelo 16 Gb, conexão Wi-Fi).

O Novo iPad já estava certificado para vendas na China desde março, mas sua entrada no maior mercado do mundo foi atrasada devido a problemas com a justiça chinesa, mais especificamente em razão de uma disputa com uma fabricante local chamada Proview pelo uso do nome “iPad”. As partes chegaram a um acordo na semana passada, com a Apple concordando em pagar US$ 60 milhões à Proview em troca do direito de uso do nome na China, o que abriu caminho para a entrada do produto no país.