O Google removeu da Google Play, sua loja de aplicativos móveis, todos os aplicativos que oferecem o bloqueio de publicidade durante a navegação de sites pelo celular. O alerta foi feito pelo desenvolvedor do app Adblock Plus, um dos títulos afetados. "Eu entendo que publicidade seja uma receita importante para o Google, mas o Adblock Plus não bloqueia os anúncios automaticamente e, sim, dá ao usuário a chance de escolher se quer bloquear anúncios ou mesmo criar uma white list", escreve Till Faida, um dos fundadores do app, em comunicado à imprensa.

O Adblock Plus permite bloquear anúncios nos browsers Chrome, Opera, Firefox e no navegador nativo do Android. O app é gratuito e foi criado de maneira colaborativa com código aberto por uma comunidade de desenvolvedores. O software acumula mais de 200 milhões de downloads. Ainda é possível instalar o Adblock Plus acessando um link direto no site da empresa, sem passar pela Google Play.

O Google fundamenta a remoção com base na cláusula 4.4 de seu contrato com desenvolvedores, aonde está escrito o seguinte: "O Desenvolvedor compromete-se a não participar de qualquer atividade com o Market, inclusive o desenvolvimento ou a oferta de Produtos, que interfira, perturbe, prejudique ou envolva o acesso indevido a dispositivos, servidores, redes ou outros bens ou serviços de terceiros, incluindo, entre outros, os usuários do Android, do Google e de qualquer operadora de rede móvel. O Desenvolvedor fica proibido de usar as informações dos clientes obtidas do Market para vender ou ofertar Produtos fora do Market."