Muitos sites de comércio eletrônico já optaram por versões responsivas, de forma que consigam ter uma interface apropriada para navegação em smartphones. Contudo, nem todos se arriscam a lançar aplicativos móveis, porque isso significa um custo alto de desenvolvimento e também de manutenção. Porém, uma solução criada pela brasileira Fulllab traz uma alternativa acessível: trata-se do Moblite, um serviço que transforma um site responsivo de e-commerce em um aplicativo móvel para Android e iOS. Lançado em setembro do ano passado, o Moblite já transformou 640 sites em apps.

Para realizar a conversão do site em app não é necessário qualquer conhecimento de programação. Basta cadastrar o site na página do Moblite. Em poucas horas o cliente recebe uma versão do aplicativo para teste. Alguns dias depois o app é publicado na Google Play e na App Store. O app aproveita a identidade visual do site original, assim como o seu gateway de pagamento. Os primeiros 15 dias são gratuitos. Depois disso, há cobrança de uma mensalidade de R$ 49. Ou seja, na prática, é um modelo de negócios de “app como serviço”.

A solução inclui funcionalidades como carrinho compartilhado (caso o cliente tenha adicionado um produto no site, ele aparece no app também); notificações por push; captura de dados do cartão de crédito pela câmera do celular; dentre outras. A mensalidade inclui o plugin de notificações push.

Dos 640 apps criados até agora, 230 estão ativos. A meta é chegar ao fim do ano com 1 mil apps ativos gerados pelo Moblite. A taxa de conversão dos apps criados pela solução é de 2,39%. Até o momento já foram faturados mais de R$ 1,2 milhão em vendas através dos aplicativos.

Alguns exemplos de apps criados pelo Mobilite: Vitrini do Cowboy, VTMarketStore, Mais Make Atacado, Iluminin, Spice Mel, Zona Movel, PetCompany, Tio Sam, Dullar Supermercados, JJClasse Ferramentas, EdukToys, Dali Relógios, Vinhoteca, Veganizadores, ThaBel, Folha Natural e CellMaster.