A PSafe descobriu um golpe no WhatsApp que promete ovos de páscoa de graça aos usuários, uma vez que eles teriam dificuldades para comprar com o coronavírus. Por meio de análise do laboratório dfndr lab, a empresa detectou pelo menos seis links maliciosos com imagens em alusão à Cacau Show e Nestlé.

A empresa de segurança estima que os links foram clicados por mais de 560 mil pessoas nos últimos três dias.

Nos golpes, os criminosos dizem aos usuários que eles serão os ganhadores de uma suposta promoção que doará 5 mil ovos, mas só depois de compartilhar a mensagem com 15 pessoas e escolher o sabor do ovo. A entrega do produto é prometida em até três dias pelos hackers.

As ações fraudulentas buscam roubar informações pessoais e financeiras do usuário.

Ação fraudulenta usando a marca Nestlé

A Nestlé informou que publicou um posicionamento no último 4 de abril. Nele, a companhia diz: “Tomamos conhecimento de que algumas pessoas receberam uma mensagem pelo WhatsApp com o título “Páscoa Solidária” informando que devido à pandemia do coronavírus as maiores redes de supermercado cancelaram a venda de ovos de páscoa e que a Nestlé iria doar esses produtos. Na mensagem solicitam que você clique em um link que direciona para o “Clube do Cupom” e possivelmente a intenção é se aproveitar do momento para capturar dados pessoais. Pelo respeito que a Nestlé tem por seus consumidores, esclarecemos que trata-se de uma falsa notícia”.

A companhia ainda disponibilizou seus canais de atendimento e site para esclarecimento de dúvidas.

A Cacau Show reiterou que a ação é falsa, “não realiza esse tipo de doação por WhatsApp para pessoas físicas” e que “estão tomando todas as providências legais e cabíveis em relação ao ocorrido”.

Imagem do golpe usando a marca Cacau Show