Um golpe com voucher de ovos de páscoa está circulando entre os usuários do WhatsApp nesta semana. Na fraude, os hackers oferecem até R$ 800 para a compra dos doces. No entanto, o tíquete é falso, segundo o DFNDR Lab, laboratório de segurança da PSafe que descobriu a movimentação. Ao todo, 330 mil usuários clicaram no link e quase caíram na armação, mas foram protegidos pelo aplicativo DFNDR Security (Android).

Na ação criminosa, a vítima clica no voucher e é direcionada para um site de falsas promoções de Páscoa. Nesta página, a pessoa responde uma série de perguntas, como: “Qual presente é comum receber na Páscoa?”, “O coelho da Páscoa simboliza o quê?” e “Que país festeja a Páscoa com as pessoas fazendo guerra de ovos, em vez de comer os de chocolate?”.

Após responder as perguntas, independentemente das respostas, e aceitar o falso voucher, o usuário autoriza o recebimento de notificações do hacker em seu handset. Para a PSafe, o intuito neste caso é roubar informações bancárias das pessoas, e então usar essas credenciais para realizar compras e inscrições em serviços pagos de SMS.