Volvo e Veoneer cancelaram e desmembraram a joint-venture de software de condução autônoma, Zenuity. Inicialmente, o negócio é mais vantajoso à Veoneer. A empresa não terá restrições para vender seu software a outras fabricantes e montadores e ainda receberá US$ 15 milhões pelo rompimento de contrato.

Com a mudança, as empresas terão estratégias diferentes para o desenvolvimento de soluções de direção autônoma. A decisão é do último dia 2 de abril e a expectativa é de redução anual de custos entre US$ 30 milhões e US$ 40 milhões com o fim da joint-venture.

Na mudança, a montadora sueca fica com a parte de desenvolvimento e venda de software de condução autônoma que será introduzido na plataforma de veículos de segunda geração de arquitetura de produto escalável (SPA2). Por sua vez, a empresa de tecnologia focará no desenvolvimento e na comercialização de sistemas avançados de assistência ao motorista.

Em termos operacionais, os profissionais em Gotemburgo e Xangai irão para a Volvo Cars, em uma nova empresa que será criada e seguirá independente da montadora. E os profissionais da Zenuity na Alemanha e nos Estados Unidos vão para a sede da Veoneer. Ao todo, a joint-venture possui 200 funcionários.

As empresas esperam concluir o rompimento até o terceiro trimestre de 2020.