O Rappi (AndroidiOS) lançou 26 dark stores no Brasil e no México nesta quarta-feira, 7. Por meio dessas lojas, que na verdade são galpões dedicados ao pick-pack express (prepara e retira rapidamente os pedidos, na tradução livre, segundo a empresa), o aplicativo espera entregar diversos produtos de mercearia e mercado, de café a produtos de beleza, em até dez minutos por meio de um novo botão, chamado de “turbo”.

Ou seja, as dark stores seguem um conceito similar às 100 dark kitchens, restaurantes que oferecem delivery de comida pelo app mas que não têm atendimento de salão ou retirada no balcão. Um dos motivos para a companhia avançar neste segmento foi o aumento no Brasil de 80% na vertical de supermercados, farmácias e bebidas em 2020.

Inicialmente, as 26 dark stores estarão disponíveis em cinco cidades brasileiras (Campinas, Curitiba, São Paulo, Recife e Fortaleza), além do México. A empresa espera ter 60 lojas do tipo ainda no primeiro semestre de 2021 e 100 unidades até o final do ano.

Para o usuário final, a entrega turbo terá o valor de um frete comum. Por sua vez, o serviço em 10 minutos é gratuito para assinantes do Rappi Prime em compras acima de R$ 30.