A rede móvel de Porto Alegre é considerada a mais preparada para streaming de vídeo na Copa América, em comparação às outras quatro cidades brasileiras que sediarão o torneio de futebol, a partir de 14 de junho. Em relatório publicado pela OpenSignal nesta terça-feira, 7, a capital gaúcha obteve uma classificação de 60,3 de 100 pontos, em uma escala onde 100 pontos significa a melhor experiência possível de vídeo móvel.

As cidades de São Paulo (58,6 pontos), Belo Horizonte (58,3) e Salvador (56,7) aparecem em seguida. Por sua vez, o Rio de Janeiro (55,3 pontos) ocupa a última posição. Segundo o relatório, a “boa notícia” para torcedores brasileiros e turistas é o desempenho melhor que a média nacional entre as cinco sedes da competição sul-americana de futebol. No caso do Brasil, a nota média da experiência de vídeo móvel ficou em 52,1 pontos.

No ranking da OpenSignal são considerados fatores como o tempo de carregamento de um vídeo em redes móveis, o número de interrupções após o início do conteúdo e a probabilidade de exibição em alta definição. A medição é feita por meio de coleta de dados em handsets com o aplicativo OpenSignal (Android, iOS) instalado. Em janeiro, a base de usuários do app no País era de 395 mil.

Em março de 2019, outro relatório da companhia colocara a rede móvel de Porto Alegre como a mais estável entre dez capitais brasileiras, sendo capaz de alcançar 35,6 Mbps nos horários de menor fluxo e 21,4 Mbps nos períodos de pico de tráfego. A média brasileira é 28,6 Mbps no melhor momento e 16,4 Mbps no pior.