De acordo com um levantamento realizado pela Abramge (Associação Brasileira de Plano de Saúde), foram realizadas mais de 2,5 milhões de teleconsultas entre os meses de abril de 2020 e março deste ano. O número faz parte de levantamento feito junto a algumas das operadoras de planos de saúde associadas que, ao todo, atendem 8,7 milhões de beneficiários em todo território nacional.

Do total, 90% das teleconsultas registradas foram solucionadas a distância. Ou seja, a cada 10 pacientes atendidos, nove não precisaram ir ao hospital, o que amenizou a exposição .

A Associação Brasileira de Plano de Saúde

A Abramge representa as empresas privadas de assistência à saúde do segmento de medicina de grupo junto aos órgãos federais, estaduais e municipais. Atualmente, a entidade possui 137 operadoras associadas, presentes em 20 unidades federativas do País, e somadas cobrem 22,7 milhões de beneficiários, ou 31% dos mais de 70 milhões de clientes da saúde suplementar brasileira, entre planos médico-hospitalares e odontológicos.

Telessaúde

Vale lembrar que o Brasil não tem uma lei definitiva para a telessaúde. No momento, a telemedicina está autorizada em caráter excepcional e temporário unicamente por conta da crise causada pelo novo coronavírus. Mas, devido à importância que o tema ganhou na pandemia, sua regulamentação parece inevitável. Falta, agora, que os atores envolvidos entrem em jjm acordo.