A Febraban e seu Comitê Executivo de Prevenção a Fraudes vão lançar o “Selo de Prevenção a Fraudes das Instituições Financeiras” para 25 bancos no início do próximo semestre. A informação foi divulgada pelo diretor adjunto de operações da entidade, Walter Tadeu, no 1º Congresso de Prevenção e Repressão a Fraudes, na manhã desta terça-feira, 7, em São Paulo.

Com previsão de ser disponibilizado em julho ou, no máximo, agosto deste ano, o selo ficará no aplicativo e no site da instituição participante, indicando que o banco conta com boas práticas contra fraudes. Posteriormente, Tadeu afirmou que outros bancos também serão agregados.

Conscientização contra fraude

A criação do selo está dentro do plano executivo da Febraban de combate a fraudes. As entidades têm investido em campanhas de conscientização para a população.

Durante o painel do primeiro dia do evento, o superintendente-executivo de Prevenção a Fraudes, Análise de Dados e Modelagem da Segurança Corporativa do Bradesco, Bruno Ribeiro da Fonseca, expôs duas práticas essenciais para a prevenção de golpes. A primeira é a camada de monitoramento preditivo e a outra é a conscientização interna e dos seus clientes.

Por sua vez, a head de Ocorrências Internas do Santander Brasil, Aline Stein, reforçou que as instituições devem criar esforços para uma conscientização coletiva sobre o assunto.