Um gato fedido precisa tomar banho para ficar atraente para uma gata. Sua missão consiste em atravessar um piso escorregadio cheio de obstáculos até alcançar uma banheira de espuma. Esse é o enredo básico de "Smelly Cat", um jogo casual desenvolvido para iPhone pelos brasileiros da Ipanema Games, uma start-up de Campinas fundada em abril passado. Lançado em julho, "Smelly Cat" é um sucesso: em cerca de três meses superou a marca de 400 mil downloads. Diariamente é baixado entre 5 mil e 10 mil vezes.

Luiz Menezes Jr., um dos sócios da Ipanema Games, explica que a empresa ainda está experimentando os variados modelos de negócios de venda de games móveis. O "Smelly Cat" inicialmente era vendido. Agora está sendo oferecido de graça, com publicidade, mas com a opção de retirar os banners por US$ 0,99, através de uma compra por dentro do aplicativo. "Esse modelo freemium funciona bem lá fora, mas nem tanto no Brasil", comenta. Segundo Menezes Jr, apenas 10% dos usuários fazem a compra in-app, cuja receita fica abaixo do que era gerado antes com a venda do game. Uma versão para Android de "Smelly Cat" deve ser produzida para lançamento no ano que vem. "Antes queremos testar conceitos no iOS para depois portar para Android", explica.

O jogo é distribuído pela MobJoy, outra empresa brasileira sediada em Campinas. A vantagem de se usar um publisher é que este divide o risco com o desenvolvedor, cuidando do investimento em mídia, aproveitando o espaço publicitário em outros títulos de seu catálogo para promover os lançamentos. Os publishers em geral retêm cerca de 30% da receita repassada pela Apple para os desenvolvedores.

Time for Epic

O próximo lançamento da "Ipanema Games" será o jogo "Time For Epic", para iOS, cujo desenvolvimento deve ser concluído este mês. "É um jogo de estratégia misturado com Fruit Ninja", descreve Menezes Jr. Um trailer do game pode ser visto no YouTube.