A Meitu, especializada em apps de edição de fotos para embelezamento facial, alcançou a marca de 1 bilhão de downloads no mundo, somando seus vários títulos nas plataformas Android e iOS. Cerca de 60% das instalações aconteceram no seu mercado natal, a China. A marca foi atingida em oito anos, uma vez que seu primeiro app foi lançado em 2008. Mas não vai demorar tanto para a empresa conquistar seu segundo bilhão de downloads. Em entrevista exclusiva para MOBILE TIME nesta terça-feira, 7, o CEO da Meitu, Frank Fu, afirmou que, pelo ritmo de crescimento da companhia, o segundo bilhão de downloads virá até o fim deste ano. E boa parte das instalações acontecerão no Brasil, considerado um dos três mercados prioritários da companhia fora da China, junto com Índia e EUA.

"O Brasil e a China têm uma ótima relação comercial. E a população do Brasil é muito grande e variada, em termos de raças e tipos de beleza. Será muito interessante levar a nossa tecnologia para o Brasil",  disse Fu. A companhia está desenvolvendo uma versão especial para o Brasil do seu app BeautyPlus, que gera retoques automáticos em autorretratos. "Estamos procurando entender o mercado local através de focus groups. Vamos localizar nossos produtos. Afinal, cada cultura tem as suas belezas", explica. A Meitu já lançou outros dois apps no Brasil: MakeupPlus, que aplica filtros de maquiagem sobre os rostos nas fotos, e Airbrush, que faz retoques sutis em selfies.

Monetização

Por enquanto a Meitu ainda não iniciou um trabalho mais intenso de monetização de seus apps. Na China, chegou a explorar um pouco a publicidade dentro dos aplicativos, mas ainda de maneira criteriosa, selecionando com cuidado os anunciantes, para não prejudicar a experiência dos usuários.

"Não estamos numa corrida para fazer dinheiro. Nossos usuários é o que temos de mais importante. Não queremos começar a monetização sem saber o impacto disso. E há outras formas de gerar receita para testarmos além da publicidade: e-commerce, conteúdo, distribuição de produtos etc", explica o executivo.

Todos os apps da Meitu são gratuitos, enquanto alguns de seus rivais cobram pelo download, como o Facetune. A empresa tem uma base engajada de usuários: mais de 30% da base de 1 bilhão abre o app regularmente, pelo menos uma vez por mês, diz Fu. E sua audiência não é composta apenas de mulheres: cerca de 30% dos usuários são homens. Na China, onde é mais popular, a empresa chegou a lançar smartphones com a sua marca, cuja principal característica são câmeras de alta qualidade e o software de embelezamento embutido, para gerar retoques automaticamente nas fotos tiradas.

Entre os apps criados pela Meitu estão BeautyPlus, MakeupPlus, Pomelo, Meipai, Airbrush, Meitupic e BeautyCam.