O Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) anunciou nesta terça-feira, 7, anunciou a criação da primeira Unidade Especial de Cryptoativos.

Por criptoativos, o MPDFT definido da seguinte forma: são representações de valores que só existem no meio virtual. E essas transações são feitas por pessoas físicas ou empresas sem o intermédio de uma instituição financeira.

A Unidade Especial de Cryptoativos tem atribuições como: elaborar treinamentos e manuais para os integrantes do Ministério Público; difundir o conhecimento produzido em conjunto com outras instituições; promover ações informativas que orientem a população sobre o uso seguro dos criptoativos; e prestar suporte a promotores de Justiça do MPDFT em demandas que envolvem ativos virtuais.

Ou seja, a nova unidade será responsável pela capacitação de membros e servidores que atuam no combate ao crime em ambiente virtual.

A unidade também vai gerenciar e operar ferramentas de rastreamento e monitoramento de ativos nas blockchains (sistema que permite rastrear o envio e recebimento de informações virtuais) eventualmente adquiridas pelo MPDFT.

A ideia é que o núcleo atue com outras instituições para combate de crimes como lavagem de dinheiro, pedofilia e tráfico de drogas.