O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou nesta quarta, 7, por meio de seu Twitter, que o leilão do 5G deverá ser liberado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) nas próximas semanas. Faria participou de uma reunião virtual com todos os ministros do tribunal no início da tarde, que também contou com a presença do presidente da Anatel, Leonardo Euler.

O edital do 5G está em análise técnica no TCU e o governo aguarda sua liberação para que o leilão seja marcado. Faria vem pressionando o tribunal por mais celeridade, alegando que o prazo de 50 dias prometido para devolução do edital não teria sido cumprido. Por sua vez, o TCU alega que não recebeu informações suficientes e satisfatórias da Anatel, levantando rumores de impasse entre os dois órgãos.

No último dia 26 de junho, a agência emitiu um comunicado declarando que todos os documentos solicitados haviam sido entregues e que “não haveria mais quaisquer solicitações pendentes relativas à entrega de documentação, dados ou esclarecimentos da parte da agência ao TCU.

Procurado pela reportagem de Mobile Time, o TCU afirmou que, “por estarem em plenário, os ministros, por ora, não poderiam responder à solicitação de informações”.