A Alaian, uma aliança global de oito empresas de telecomunicações com foco no investimento em startups (Bouygues Telecom, Cellnex, KPN, MTN, NOS, STC, Telefónica e Wind Tre), anunciou, nesta sexta-feira, 7, uma chamada global para firmar parcerias com empresas inovadoras que atuam no campo de realidade estendida (XR).

Esta chamada, realizada em colaboração com a Qualcomm, procura startups com casos de uso em metaverso, videogames, entretenimento educacional, indústria e manufatura, logística, varejo, conectividade, redes, dispositivos, plataformas virtuais e experiências sociais digitais, além de outros aplicativos ou serviços relacionados à economia digital. Foram consideradas ferramentas de conectividade e software para aprimorar a implantação de casos de uso de produtos e serviços de XR, entretenimento em massa de realidade estendida em casa e ferramentas de sustentabilidade de XR para grandes empresas.

As startups selecionadas pela Alaian e pela Qualcomm terão acesso aos recursos disponibilizados pelas empresas de telecomunicações, assim como o conhecimento dos mercados em que estão localizadas, redes de contatos, conectividade e infraestrutura, investimento de capital de qualquer um dos veículos de investimento dos membros da Alaian. Também, vão obter acesso a treinamento para empreendedores, exposição à rede global de capital de risco e a iniciativas de desenvolvimento de negócios das empresas de telecomunicações.

A Qualcomm oferecerá o acesso à plataforma de desenvolvimento Snapdragon Spaces e kits de desenvolvimento, que permitirão com que as startups criem e otimizem experiências de realidade estendida de última geração. Além disso, será fornecido suporte de engenharia dedicado para ajudar as empresas a enfrentar desafios técnicos e maximizar o potencial de seus projetos, bem como acesso prioritário ao programa Snapdragon Spaces Pathfinder, que oferece uma rede de recursos e oportunidades estratégicas para acelerar o crescimento das startups.

Realidade Estendida

Realidade estendida (ou XR, do inglês Extended Reality), é um termo criado para abranger diversas tecnologias que mesclam os mundos físico e virtual ou, então, que criam uma experiência totalmente digital para os usuários. A tecnologia encontra-se na interseção de três outras inovações: Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) e Realidade Mista (RM). Ao reunir tudo isso, a XR pode revelar uma nova e ampla gama de oportunidades em ambientes reais e virtuais.

Na Rádio USP, o professor Luli Radfahrer explica, em sua coluna Datacracia, que “a realidade estendida é uma ideia que vai misturar a realidade aumentada, a realidade virtual e as coisas que são uma mistura dessas duas. A ideia disso é tentar cobrir um pouco as limitações das outras. A gente está vendo que, tanto no ambiente de games quanto nessa tentativa do Facebook de fazer um metaverso, é muito difícil você simular a realidade como um todo, do mesmo jeito que você pegar um telefone e sair apontando para tudo quanto é lugar também é ruim. Então, a ideia é tentar misturar as duas coisas e criar uma coisa como aquele óculos do Google, em que você podia entrar no ambiente e você tinha alguns artefatos virtuais pulando na frente, isso pode ser interessante […]”.

Segundo a Mordor Intelligence, empresa do ramo de análise e consultoria industrial, espera-se que o mercado de realidade estendida (XR) registre um crescimento anual (CAGR) de 57,91% entre 2022 e 2027.

Alaian

Lançada em abril de 2022, Alaian é uma aliança que reúne oito das principais empresas de telecomunicações do mundo com a ambição de reinventar o setor de telecomunicações. Os membros da Alaian são: Bouygues Telecom, Cellnex, KPN, MTN, NOS, STC, Telefónica e Wind Tre, sendo eles, em sua maior parte, da Europa, uma do continente africano e outra do Oriente Médio. Com essa aliança, eles buscam unir forças para compartilhar práticas e diferentes casos de uso das tecnologias mais recentes que estão implementando, com a tentativa de inovar.

Além disso, essa aliança tem o objetivo de descobrir as startups mais disruptivas e de alto potencial nos setores, por meio de chamadas globais, como a atual chamada de realidade aumentada, para atrair empresas que estejam alinhadas com suas prioridades estratégicas de inovação e, assim, dar-lhes acesso a uma rede de 700 milhões de clientes com presença em mais de 50 mercados.