A marca do celular tem impacto na qualidade da experiência de rede móvel do usuário. Em pesquisa realizada em 40 países, a Opensignal avaliou entre as três principais fabricantes de smartphones – Samsung, Huawei e Apple – qual é a mais eficiente. No Brasil, os iPhones têm o melhor download, cuja velocidade média foi de 21 Mbps (números arredondados). Em segundo lugar, está a Huawei, com 19 Mbps. Em terceiro, a Samsung , com 15 Mbps. Cabe destacar que a pesquisa considerou todos as gamas de celulares: baixa, média e alta. O fato de a Apple trabalhar apenas com aparelhos de gamas média e alta reflete em seu resultado, enquanto a Samsung é prejudicada por ter aparelhos de entrada, cujas especificações técnicas são piores.

Nos EUA, os usuários da Samsung obtiveram velocidades de download de 8,2 Mbps mais rápidas do que os usuários do iPhone. No entanto, o país com maior vantagem para a Samsung foi a Noruega, onde os usuários da marca sul-coreana eram 12 Mbps mais rápidos que aqueles da Huawei e 14 Mbps mais rápidos que os da Apple.

Modelos

A Opensignal também apresentou resultados separados em três grupos (gamas alta, média e baixa). Entre os smartphones de gama alta, aqueles da Samsung tiveram os downloads mais rápidos, com 26 Mbps de média. Já os da Apple, 25,1 Mbps, enquanto os da Huawei apresentaram média de 24,4 Mbps. Entre os exemplos de modelos de celulares que a Opensignal avaliou estão: Samsung Galaxy S8, S9, S10, Note 8, Note 9; Huawei P20 Pro, P30 Pro, Mate 10, 20; iPhone Xs.

Já com relação aos dispositivos de gama média, a Apple teve a melhor performance, com 16,5 Mbps de média, enquanto Huawei teve 16,3 Mbps e Samsung 14,4 Mbps. Entre os exemplos de modelos de celulares estão Samsung M40, A80, A6s; Huawei P30 Lite, Enjoy 9e, Y6; iPhone XR, X, 8, 7, 6s.

Entre os celulares de gama baixa, a Huawei teve os melhores resultados, com 12,1 Mbps. Samsung apresentou média de 9,7 Mbps e Apple de 8,9 Mbps. Segundo a Opensignal, os smartphones de nível inferior representam 49% dos usuários da Samsung, sendo a maior da base de usuários da marca. Entre os exemplos de modelos estão Samsung A2 Core, J4 Core; Huawei Nova 2, iPhone SE or 6.