São Paulo é a cidade da América Latina com melhor velocidade de download em rede 4G. De acordo com relatório da Opensignal, a capital paulista tem média de 21,3 Mbps, seguida por Cidade do México, logo atrás, com 21 Mbps, uma diferença de 0,3 Mbps, apenas. Já a cidade com pior taxa foi Buenos Aires, com média de 16,2 Mbps.

A Opensignal analisou a velocidade média de download nas seis maiores cidades da América Latina: Bogotá, Buenos Aires, Lima, Cidade do México, Santiago e São Paulo.

Em comum, as seis metrópoles têm como melhor horário para se fazer o download as 4 horas da madrugada, quando há um número menor de usuários na rede 4G. Nesse caso, São Paulo registrou um pico de 31,9 Mbps, seguida por Santiago, com 31,4 Mbps. Ao longo do dia, os usuários experimentam uma variação de velocidades bem grande e, quando a rede está mais congestionada, as cidades sofrem um declínio significativo da velocidade de download. Santiago, por exemplo, cai para 9,2 Mbps, o que representa uma redução de velocidade de 47% se comparada com sua média, de 17,1 Mbps, sendo a pior taxa entre as cidades. Já São Paulo diminui para 15,9 Mbps, 25,35% a menos do que sua velocidade média, de 21,3 Mbps.

De acordo com a análise da Opensignal, as operadoras de telefonia celular terão que enfrentar os desafios de uma rede que tende a expandir sua cobertura, mas também a aumentar seu número de usuários, e que enfrenta uma ampla gama de intervalo entre a velocidade de download 4G mais rápida e a velocidade média experimentada pelos usuários de smartphones em cada cidade.

Segundo dados de um estudo da Cisco, em 2017, o tráfego móvel na América Latina aumentou 68% ano a ano e tende a crescer ainda mais nos próximos anos por conta da melhoria em infraestrutura, a adoção de celulares com acesso à Internet e a ampliação da rede 4G. Outro ponto é que os smartphones são responsáveis por cerca de 60% das conexões na rede móvel da América Latina, e, atualmente, 350 milhões de pessoas usam seus dispositivos móveis para acessar a Internet.

Recentemente, a Opensignal liberou um estudo que mostrava que o iPhone tem a melhor performance de download no Brasil.