A inteligência artificial começa a entrar nos equipamentos culturais brasileiros. De acordo com a 5ª edição da pesquisa TIC Cultura 2024, realizada pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), do Nic.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) e apresentada pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), dois a cada dez Arquivos usam a IA e 16% dos Cinemas declararam que utilizam a tecnologia. E se a IA começa engatinhar, mesmo que tímida, em contrapartida, todos os espaços avaliados no estudo têm presença massiva na internet – sejam em sites ou redes sociais – e avançam no uso do WhatsApp como canal de comunicação e informação.

Com relação à IA, ao responder a pergunta: “Nos últimos 12 meses, a instituição utilizou tecnologias de inteligência artificial como chatbots ou assistentes virtuais, sistemas de reconhecimento facial ou de imagem ou ferramentas de predição e análise de dados a partir de aprendizagem de máquina?”, 9% dos Pontos de Cultura responderam que sim, enquanto 4% Bens Tombados, Museus e Teatros também disseram que usam a IA. E somente 2% das Bibliotecas usam.

Vale dizer que somente os equipamentos culturais com departamento de TI responderam a esse questionamento específico.

É a primeira vez que o estudo faz uma pergunta sobre uso de inteligência artificial. Por isso, a pergunta foi ampla. “Ela não buscou entender se a IA está sendo utilizada em alguma atividade específica do setor cultural”, explicou Manuella Maia Ribeiro, corresponsável pela TIC Cultura. Por isso, a resposta engloba usos internos e usos nas atividades cotidianas dessas organizações.

“Os resultados dessa primeira medição da IA em equipamentos culturais demonstraram que ainda é uma adoção incipiente com maior presença em Arquivos e Cinemas”, disse. “Por outro lado, nos demais equipamentos nem 10% mencionou o uso de inteligência artificial. Ainda existe um espaço para ampliação e adoção desse tipo de tecnologia.”, avaliou.

A pesquisadora explicou que a TIC Cultura continuará mapeando o uso da IA e acompanhando ao longo do tempo as mudanças e as estabilidades em torno da temática. “A pergunta nos instiga a entender nas próximas edições como as tecnologias estão sendo utilizadas ou por que não estão sendo usadas”, completou.

Metodologia da TIC Cultura

TIC Cultura 2024

Metodologia do TIC Cultura 2024. Crédito: divulgação

Por equipamentos culturais a pesquisa entende as seguintes instituições: Arquivo, Biblioteca, Bem Tombado, Cinema, Museu, Ponto de Cultura e Teatro.

Ao todo são 17.154 equipamentos culturais espalhados pelo país. Para a TIC Cultura, foram ouvidos 167 Arquivos, 64 Bens Tombados, 418 Bibliotecas, 83 Cinemas, 460 Museus, 356 Pontos de Cultura e 270 Teatros, todos cadastrados oficialmente.

As entrevistas aconteceram por telefone e foram ouvidos 1.818 gestores de equipamentos entre outubro de 2024 e abril de 2025.

Presença online

TIC Cultura 2024

Equipamentos que possuem perfil em plataforma ou rede social online (2020-2024). Crédito: divulgação

O uso de aplicativos de mensagens como WhatsApp ou Telegram também aumentou, especialmente entre pontos de cultura (de 62% para 72%) e museus (de 24% para 37%).

De acordo com o estudo, a presença dos equipamentos culturais em alguma plataforma digital ou rede social alcançou 94% dos pontos de cultura, incremento de 5 pontos percentuais na comparação com 2022, quando chegou a 89%. Outro que cresceu significativamente foram os bens tombados, que passaram de 63% em 2022 para 80% em 2024. Arquivo chegou a 71% em 2024, incremento de 8 p.p. e nos cinemas, o aumento foi menor, mas seu patamar já era alto: atingiu 88% em 2024, incremento de 3 p.p.

No caso de Museu, Teatro e Biblioteca, esses equipamentos também registraram aumento, mas seus patamares estão mais modestos. Biblioteca foi de 37% para 49%; Museu passou de 63% para 67%; e Teatro de 53% para 59%.

Em relação aos tipos de redes e plataformas utilizadas, as mais mencionadas pelos gestores dos equipamentos culturais foram Facebook, Instagram, TikTok, Flickr, YouTube ou Vimeo, além de WhatsApp e Telegram.

A partir desse recorte, a pesquisa TIC Cultura aponta que as organizações com maior presença no segmento Instagram, TikTok ou Flickr são os Pontos de Cultura (87%), seguidos pelos espaços de Cinema (84%) e pelos Bens Tombados (78%). Em seguida, aparecem os Arquivos (59%), os Museus (56%) e os Teatros (50%). As Bibliotecas registram a menor presença nessas redes, com apenas 33%.

Vale destacar que Bem Tombado registrou aumento de 28 p.p. em comparação com 2022, Ponto de Cultura teve incremento de 14 p.p. e Biblioteca, 10 p.p..

Outro ponto de destaque da pesquisa foi o aumento da presença nas plataformas de mensagens instantâneas – WhatsApp e Telegram – em Biblioteca (25%) e Museu (37%), ambos com aumento de 13 p.p. em comparação com 2022; Teatro (35%), com incremento de 11 p.p.; e Ponto de Cultura (72%), aumento de 10 p.p..

TIC Cultura 2024

Gráfico sobre presença online dos equipamentos culturais. Crédito: divulgação

A pesquisa detectou uma presença maior em plataformas e redes sociais do que em websites. “A gente vem debatendo a importância de estar presente em diferentes formas na internet. Especialmente porque o website pode ter um maior controle sobre conteúdo, características, mas o público está nas redes sociais e é um caminho importante para a divulgação das atividades dos equipamentos culturais. Mas essas entidades dependem das regras dessas plataformas e de suas características. Uma possibilidade é garantir que os equipamentos estejam em diferentes tipos de meios digitais”, resumiu.

Internet e Wi-Fi

A proporção de equipamentos culturais que oferecem acesso gratuito à internet via Wi-Fi para o público aumentou em relação aos indicadores de 2022. O crescimento foi mais expressivo nas bibliotecas (de 54% para 65%), nos Pontos de Cultura (de 53% para 64%) e nos museus (de 40% para 51%). Já a oferta de computadores de uso público permaneceu estável, sendo mais comum em arquivos (55%) e bibliotecas (41%).

Vale dizer ainda que o estudo mostra que o acesso à internet está universalizado entre arquivos e cinemas (100%) e é alto nos pontos de cultura (96%). A TIC Cultura também registrou um crescimento da conexão à rede entre os bens tombados, que saltou de 74% em 2022 para 92% em 2024.

Computador e Celular

No caso do uso de dispositivos, a pesquisa aponta que esses estabelecimentos culturais tiveram um aumento no número de equipamentos próprios, pertencentes às organizações. Houve aumento no uso de tablets em arquivos (de 14% em 2022 para 32% em 2024) e teatros (de 17% para 27%), de notebooks em bens tombados (de 36% para 65%) e de celulares em Pontos de Cultura (de 28% para 39%).

 

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