O WhatsApp se tornou uma ferramenta de comunicação dos pais para assuntos escolares dos filhos no Brasil. 70% dos pais de crianças de 0 a 12 anos matriculadas em escolas fazem parte de algum grupo no WhatsApp de pais e responsáveis da turma dos filhos, informa nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre crianças e smartphones. 

A participação nesses grupos é mais comum entre mães (75%) que entre pais (64%). E o interesse em participar cai bastante quando a criança fica mais velha. Na faixa de 0 a 3 anos, 73% dos pais estão nesses grupos. Entre 4 e 6 anos de idade é o auge da participação os responsáveis nesses grupos (75%), depois caiu para 70% na faixa de 7 a 9 anos e diminuiu para 66% quando o filho tem entre 10 e 12 anos.

Além disso, 79% dos pais afirmam que mantêm contato direto por WhatsApp com um ou mais professores dos filhos. A maior proporção é entre pais de crianças de 4 a 6 anos: 85%. A menor é na faixa de 10 a 12 anos: 74%. 

Por fim, 73% dos pais conversam por WhatsApp com diretores da escola dos filhos sobre assuntos escolares.

A pesquisa entrevistou 1.745 pais e mães brasileiros que possuem smartphone e que têm filhos com idades entre 0 e 12 anos. As entrevistas foram feitas entre 22 de setembro e 3 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. O relatório integral da pesquisa pode ser baixado aqui em português e em inglês.

(Crédito da imagem: reprodução do relatório Mobile Time/Opinion Box)