Os celulares à prova d'água vão começar a se tornar cada vez mais comuns daqui para a frente. A Sony anunciou na CES, em Las Vegas, mais um aparelho com essa característica, o Xperia Z, que é também o seu mais novo modelo top de linha. Além de resistir ao contato com a água, o smartphone tem tela full HD (1080 X 920) de cinco polegadas, câmera de 13 MP, processador quadcore de 1,5 GHz, Android 4.1, NFC e antena 4G. Seu lançamento mundial acontecerá no primeiro trimestre deste ano. Vale lembrar que em dezembro passado a Sony lançou no Brasil o Xperia Go, também à prova d'água.

Outra novidade da Sony na CES é o Xperia ZL, versão compacta do Xperia Z, com a mesma configuração mas sem ser à prova d'água. No Brasil ele será lançado entre abril e maio com o nome de Xperia ZQ, compatível com as redes 4G nacionais. Sua fabricação local ficará a cargo da Foxconn em São Paulo, em uma linha de produção dedicada à Sony Mobile, afirma Jorge Aguiar, presidente da Sony Mobile no Brasil.

NFC

A Sony apresentou na CES uma vasta de linha de acessórios com integração via NFC com seus smartphones, em uma solução batizada pela empresa como One Touch. Fazem parte dessa família um speaker, um fone de ouvido sem fio, uma estação de armazenamento de conteúdo pessoal e uma TV.