A Sony publicou em seu blog uma tabela com a disposição da capacidade de uso dos seus dispositivos móveis na água. Mesmo com a tecnologia mais forte, IP68, que na teoria permitiria o uso dos handsets submersos, a Sony pede aos usuários para não usarem seus smartphones Xperia por mais de 30 minutos, com limite de 1,5 metro de profundidade.

De acordo com a companhia japonesa, as recentes diretrizes apareceram após testes de laboratório com smartphones em tanques com um metro e meio de água. Os handsets ficaram submersos por 30 minutos, foram retirados e tiveram suas funcionalidades testadas.

Após os testes, a Sony pede especificamente para os consumidores não submergirem seus handsets à prova d'água, de forma alguma, como em uma banheira ou piscina. Na visão da empresa, os aparelhos da marca Xperia protegem contra espirros de água, chuvas, quando as mãos estão molhadas ou para tirar fotos em locais molhados.

Isso surge como um grande revés para a companhia, que apresentou seus smartphones e tablets à prova d'água como parte de suas propagandas, ao mostrar diversas vezes no passado – desde o Xperia Z1 – pessoas mergulhando e tirando fotos com os aparelhos em piscinas.