A EAF (Entidade Administradora da Faixa), entidade criada para operacionalizar as medidas exigidas pelo edital do leilão de 5G no Brasil, será comandada a partir desta sexta-feira, 9, por Gina Marques Duarte. A nova CEO já passou por diferentes operadoras, como Claro, Telefônica e Brasil Telecom, mas também empresas de outros setores, tais como Ambev, Grupo Solvi e Postal Saúde.

Gina Marques Duarte, CEO da EAF. Crédito: divulgação
Caberá a Duarte capitanear projetos nacionais de impacto social e digital na liderança da EAF. Entre suas prioridades estão o Brasil Antenado, que leva TV aberta gratuita a famílias do Cadastro Único em áreas sem sinal terrestre, e o Norte Conectado, que expande a fibra óptica subfluvial pela Amazônia Legal para conectar comunidades indígenas e ribeirinhas.
A executiva é formada em Engenharia Eletrônica, com MBA em Finanças pelo IBMEC. Também possui pós-MBA em Governança Corporativa pela Saint Paul Escola de Negócios, com extensão na London School of Economics. E, no momento, é mestranda da FGV-SP em Gestão e Políticas Públicas.
Leandro Guerra, até então CEO da EAF, anunciou o seu desligamento em dezembro de 2025. O executivo estava à frente da entidade desde seu início e conduziu o processo de limpeza da faixa 3,5 GHz, viabilizando a implantação do 5G no país, além de avançar com as infovias na Amazônia e ampliar programas de conectividade e TV digital.

