A Entidade Administradora da Faixa de 3.5 GHz (EAF | Siga Antenado) concluiu neste mês o trabalho de mitigação de interferência na faixa 3,5 GHz em todos os 5.570 municípios do Brasil. Para isso, foram instalados 19.293 equipamentos de proteção.

A entidade, criada a partir do leilão 5G por Claro, TIM e Vivo para a limpeza da faixa 3,5 GHz, também desocupou 100% das estações satelitais fixas profissionais (FSS) que operavam na Banda C estendida no Brasil, um total de 1.482.

Ambos os trabalhos, previstos para serem finalizados em 2026, foram antecipados em dois anos.

O trabalho de troca de antenas analógicas para parabólicas digitais também está avançado. Do total de 5,5 milhões de antenas que existem no Brasil – de acordo com estudo realizado no ano passado – já foram trocadas cerca de 2,25 milhões de antenas. As informações foram atualizadas durante coletiva de imprensa realizada pela EAF, entidade administradora da faixa de 3,5 GHz, nesta terça-feira, 19.

O trabalho, que deveria finalizar em janeiro de 2026, deverá encerrar até o fim deste ano, estimou Leandro Guerra, CEO da EAF. Vale dizer que esses municípios concentram 85% da população brasileira, ou 181 milhões de pessoas. As operadoras podem instalar o 5G, se assim acharem pertinente para sua estratégia, mas, em alguns casos, não há obrigatoriedade editalícia.

Uma vez a limpeza da faixa realizada e a mitigação de interferência avançada, cabe ao Gaispi, entidade da Anatel, definir a liberação da oferta comercial do 5G pelas operadoras.