A KLM, companhia aérea dos Países Baixos, utiliza inteligência artificial (IA) para evitar o desperdício de alimentos durante os voos. Por ano, a empresa consegue economizar 111 toneladas em refeições em todos os voos da KLM que são abastecidos a partir do aeroporto de Schiphol, em Amsterdã.

Com a tecnologia, é possível identificar quantos passageiros que fizeram a reserva realmente vão realizar o embarque em um voo, já que existe uma variação entre as classes (econômica, premium comfort e business). Em média, 3% a 5% dos passageiros com a reserva feita acabam não aparecendo.

Durante três meses de análise, a empresa registrou uma diminuição de 63% de alimentos desperdiçados em comparação com o serviço de catering. Os voos intercontinentais da KLM a partir de Schiphol foram os que tiveram maior melhoria, com 2,5 refeições a menos (1,3 kg) que precisaram ser jogadas fora por voo.

O modelo de inteligência artificial chamado TRAYS – lançado no final do ano passado pela Kickstart AI – foi desenvolvido especificamente para as atividades de catering da companhia, além de prever o número de passageiros a bordo com base em dados históricos. O sistema de refeições a bordo, por sua vez, recebe o número esperado de passageiros por voo com previsões separadas de cada classe. Todo o processo de previsão utilizando a IA começa 17 dias antes da partida e continua até 20 minutos antes do voo.

Para o futuro, a KLM tem a expectativa de expandir a aplicação de IA em outras áreas de suas operações comerciais como, por exemplo, tornar a manutenção de aeronaves mais inteligente. A companhia também está trabalhando para elaborar programas de inteligência artificial para simular dias de mau tempo previstos, deixando claro com certa antecedência qual seria a melhor programação para permitir que os voos continuem no horário o máximo possível.