A operadora japonesa NTT Docomo vai vender os dados de seu programa de recompensa e lealdade para terceiros, a começar no próximo ano fiscal da empresa, que se inicia em abril. De acordo com o Nikkei Asian Review, os dados serão compartilhados apenas para empresas que se comprometerem a manter as informações dos consumidores de forma segura.

Uma vez adaptados, os parceiros da NTT poderão entender o comportamento de consumo dos usuários com base em localização, idade e gênero. Os valores da venda do banco de dados ainda não foram revelados. O programa de relacionamento da Docomo é um dos quatro principais do Japão. O principal programa é o da Rakuten, que tem mais de 100 milhões de usuários, seguido por Mitsubishi, com 90 milhões, e pela rede de livrarias Tsutaya, 68 milhões.

Atualmente, a operadora possui mais de 300 associados que podem utilizar esses dados, como a operadora de lojas conveniência Lawson, a cadeia de lojas de departamento Takashimaya e a operadora de drogarias Matsumotokioyoshi Holdings. Pelo lado dos usuários, a operadora japonesa analisará quais dados podem ser utilizados com consenso do usuário. Esse programa de relacionamento possuía mais de 68 milhões de clientes no final de dezembro. A companhia pretende adicionar mais 10 milhões de assinantes nos próximos três anos.