Enquanto a Verizon marca para o ano que vem testes com a rede 5G nos Estados Unidos, a operadora japonesa NTT Docomo continua a executar suas pesquisas, iniciadas há mais de dois anos. A companhia anunciou nesta terça-feira, 13, em Tóquio, a realização de um teste "em larga escala" com tecnologia de quinta geração em parceria com a chinesa Huawei. Segundo a fornecedora, foi realizada uma transmissão em vídeo ao vivo do Japão para a China com a rede móvel. Ela afirma ser um teste inédito e "passo fundamental" para acelerar a padronização da tecnologia.

Foram utilizados 24 dispositivos conectados simultaneamente com frequência abaixo dos 6 GHz e com a tecnologia de múltiplos usuários para múltiplas entradas e saídas (MU-MIMO). A Huawei diz que a capacidade média é de 1,34 Gbps, chegando a 3,6 Gbps no pico de download em um canal de 100 MHz. Apesar de ser uma demanda de capacidade grande, a companhia diz que esse tipo de tecnologia é essencial para melhorar a eficiência do espectro.

Em colaboração com parceiros, a Huawei quer lançar as primeiras redes piloto 5G em 2018, com a implantação comercial até 2020. A NTT Docomo ainda vai realizar mais testes de campo no Japão. Apesar dos testes, a União Internacional de Telecomunicações (UIT) e as entidades de padronização 3GPP ainda não definiram o padrão e requerimentos exatos para a quinta geração de redes móveis.