| Publicada originalmente no Teletime | O senador Carlos Viana (Podemos-MG) foi eleito nesta quarta-feira, 8, para presidir a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal. O parlamentar disse que pretende levar ao presidente da casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a proposta de que membros indicados para a Anatel sejam sabatinados pelo colegiado sob seu comando, e não pela Comissão de Infraestrutura, como acontece hoje.

“Eu concordo com a proposta de que os membros indicados para a Anatel sejam sabatinados pela CCT. A Comissão de Infraestrutura discute investimentos para a infraestrutura do Brasil. Agora, se quisermos entender a implementação de políticas do setor, acho que o espaço adequado é aqui na CCT. Vou levar isso para o presidente Rodrigo Pacheco”, disse Viana ao Teletime. A proposta também era uma das prioridades do senador Jean Paul Prates, que não conseguiu levar a ideia adiante. O tema foi apontado no relatório aprovado pelo colegiado no final do ano passado.

Carlos Viana

Senador Carlos Viana. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Ele também afirmou que pretende discutir formas de ampliação do 5G. “Hoje, temos diversos setores que demandam 5G. O agronegócio é um deles. E tenho recebido aqui também demandas do setor de mineração. Queremos desenvolver essa tecnologia no País”, afirmou.

Outro assunto que estará dentre as prioridades do senador Carlos Viana é a melhora da qualidade da educação brasileira por meio da tecnologia. “Há computadores para todos os alunos? Há acesso de Internet em todas as escolas? Vamos debater esses assuntos e vamos conversar com o MEC para discutir isso”, afirmou Carlos Viana.

Sobre regulação de plataformas, Carlos Viana disse que é a favor de criação de critérios para essas empresas. “Precisamos discutir isso de maneira aberta, democrática, com todos. Isso é para evitar qualquer perda de direitos e liberdades das pessoas”, afirmou.

O novo presidente da CCT convocou para a próxima semana a primeira sessão do colegiado para apreciação de propostas.

Atuação

Carlos Viana tem uma longa relação com temas de comunicação. É formado em jornalismo e iniciou sua carreira profissional como representante brasileiro da empresa Deutsche Lufthansa AG para desenvolver projetos de divulgação sobre a Alemanha no estado de Minas Gerais, durante seis anos.

Na televisão iniciou como repórter da Rede Minas de Televisão, TV Globo Minas, e TV Globo Bahia. Também foi repórter e apresentador do Jornal da Alterosa, exibido pela rede de televisão mineira TV Alterosa. Atuou nos Estados Unidos onde, na cidade de Cliffside Park, em Nova Jersey, como editor-chefe do National – The Brazilian Newspaper.

Comissão de Infraestrutura

Mais cedo, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) foi eleito presidente da Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado. O senador disse que a prioridade será a limpeza da pauta. “Não queremos deixar nenhum projeto de fora. É preciso sanar as nossas propostas”, afirmou.