O senador Vanderlan Cardoso (PP-GO) será o novo presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicações e Informática do Senado. O parlamentar, de primeiro mandato, foi indicado pela liderança do partido na reunião de líderes realizada nesta terça-feira 12. Vanderlan Cardoso não atua no segmento de Tecnologia da Informação e Comunicações (TICs). Ele é dono de uma das grandes empresas goianas no ramo de produtos alimentícios e de higiene, a Cicopal.

O senador também foi prefeito do município goiano de Senador Canedo entre 2005 e 2010, tendo se candidatado ao governo de Goiás em 2010 e 2014, além da prefeitura de Goiânia, em 2016. Durante a campanha eleitoral, afirmou que pretende no Senado priorizar as discussões em torno da reforma tributária e do aumento de verbas para aplicação em segurança pública.

Entre as missões, o senador terá que retomar o debate e votação do PLC 79/2016, que altera a Lei Geral de Telecomunicações. O projeto chegou a receber emendas no plenário no ano passado, mas voltou a tramitar na (CCT). A primeira tarefa será indicar um novo relator para o projeto.

Os líderes também indicaram os presidentes das demais comissões. Para a Comissão de Infraestrutura, o presidente indicado é o senador Marcos Rogério (DEM-RO), formado em Direito e Jornalismo e mestre em Administração Pública. No meio político foi eleito deputado federal em duas ocasiões (2010 e 2014).