A iFOOD, plataforma de pedidos online de refeições, lançou nesta terça-feira, 08, seu primeiro aplicativo para a plataforma Android. O novo serviço oferece ao usuário a oportunidade de executar e acompanhar em tempo real os pedidos, além de acessar todas as informações dos 850 restaurantes filiados à rede. A versão do app para iOS havia sido lançada no início deste ano.

A plataforma foi lançada em maio de 2011, e ganhou versão mobile para iOS em janeiro de 2012. Trinta mil downloads já foram feitos do app para iPhone e atualmente os pedidos via smartphone já representam 10% do total da empresa, com expressivo crescimento de 30% ao mês, número que agora deve aumentar em função do lançamento do app para Android.

A versão mobile da plataforma começou a ser desenvolvida em outubro de 2011, e consumiu mais de R$ 400 mil em investimentos. No aplicativo, o cliente pode também visualizar cardápios, preços, formas de pagamento, além de um sistema de geolocalização, que mostra os estabelecimentos que atendem o endereço cadastrado.

Em relação ao modelo de negócios da empresa, a iFOOD ganha 10% em cima de todos os pedidos feitos pela plataforma online, mais uma taxa fixa de manutenção no valor de R$ 79, paga mensalmente pela empresa. Além do serviço na plataforma iFOOD, a empresa também cria apps personalizados para restaurantes (como Pizza Hut, Bráz, entre outros).

Até o fim do ano, a empresa espera contar com 1,5 mil restaurantes na plataforma, mantendo uma taxa de 30% no aumento mensal de clientes.

O serviço da iFOOD está disponível nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Jundiaí e Santos, e até o fim do ano a meta da empresa é estar presente em todas as capitais do País. Entre os clientes do serviço estão redes de fast-food, como Pizza Hut, Bob’s, KFC, The Fifties, Flying Sushi, e restaurantes dos mais diversos portes, como Almanara, Arábia, Don Pepe di Napoli, Alimentari, Antiquarius, Sushi Leblon, Pizzaria Bráz e Lanchonete da Cidade.