Em março, a fabricante japonesa de videogames Nintendo já havia revelado que finalmente se renderia ao mercado de jogos em dispositivos móveis ao anunciar aliança industrial com a desenvolvedora DeNA. Nesta sexta-feira, 8, contudo, na apresentação dos resultados referentes ao ano fiscal encerrado em março deste ano, a companhia detalhou um pouco mais a estratégia: lançar até cinco títulos originais para smartphone e tablets até o primeiro trimestre de 2017.

O CEO da Nintendo, Satoru Iwata, em comunicado, não detalhou se Mario, Zelda ou outras franquias ou personagens seriam utilizados, mas reitera que todos podem ser considerados para jogos nos dispositivos móveis. Iwata desconsidera, por outro lado, fazer meras conversões de jogos famosos nos consoles. "Já que o negócio de jogos em dispositivos inteligentes já é muito competitivo, mesmo com uma franquia altamente popular as chances de sucesso são um tanto baixas se os usuários não puderem apreciar a qualidade de um jogo", reconhece. "Além disso, se simplesmente convertermos os softwares que já têm presença em um sistema dedicado a games, ele não iria ser compatível com os estilos de jogos de dispositivos inteligentes", ressalta.

O primeiro jogo poderia sair até o final do ano, embora a fabricante não tenha dado certeza. Para a Nintendo, esse planejamento de dois anos para apenas cinco games é razoável, já que a companhia "pretende fazer de cada título um sucesso", utilizando tempo para trabalhar cada um apropriadamente.

A companhia está efetuando reorganizações internas de departamentos para executar o projeto. Além disso, a aliança com a DeNA deverá proporcionar títulos para o hardware da própria companhia: Nintendo 3DS, Wii U, a próxima geração de console (chamada por enquanto de NX), além dos dispositivos móveis e de PCs.